O Tour poderá ter início numa das nossas lojas ou no local da sua estadia no Concelho de Cascais.
Saída de Cascais em direção a Sintra.
E porque o turismo é também, sociabilizar e degustar, temos tempo durante nosso Tour de dar a conhecer os doces típicos de Sintra na pastelaria da Piriquita, como os famosos Travesseiros e as Queijadas de Sintra.
De seguida visita ao Castelo dos Mouros, situado a 400 metros de altitude, evoca a presença muçulmana nestas paragens. Conquistado definitivamente por D. Afonso Henriques, em 1147, ali foi edificado o primeiro templo cristão do concelho, a Capela de São Pedro, hoje em ruínas. Do alto das muralhas tem-se uma esplendorosa vista sobre a vila e a serra.
De seguida seguimos para o Palácio da Pena construído no século XIX para residência de Verão do príncipe consorte D. Fernando Saxe Coburgo-Gotha, marido de D. Maria II. O conjunto foi projetado pelo Barão de Eschwege e faz a simbiose entre elementos neo-mouriscos, neo-góticos e neo-manuelinos com elementos da arquitetura oriental, numa experiência em que o ecletismo foi levado ao extremo. Há que destacar os azulejos do século XIX a imitar os azulejos hispano-árabes, a cópia da janela da Casa do Capítulo do Convento de Cristo e a figura do Tritão. O seu carácter exótico é acentuado pela exuberante vegetação do Parque da Pena, com o qual forma um conjunto indissociável. O parque tem uma certa ambiência nórdica, inspirada nos jardins românticos da Alemanha, a que não terá sido alheio o gosto do príncipe consorte, alemão de origem. O facto do Palácio se situar num dos mais altos cumes da Serra de Sintra dá-lhe não só vistas magníficas como o insere na própria paisagem da região. No interior, está preservado o mobiliário e o ambiente de residência real.
Regresso a Cascais com passagem pelo Guincho, onde se encontram as praias, bem como inúmeros restaurantes de pescado e mariscos.
Preço da entrada nos Monumentos, não incluídos no valor do Tour. |